Ceilândia Criativa

Instituto Atuar

Somos pessoas que trabalham na área social há mais de 20 anos na cidade de Ceilândia/DF, depois de tanto tempo acreditamos que uma mudança real e mais profunda na sociedade só pode acontecer com organizações fortes para captar, gerir e prestar contas, trabalhando em rede e fazendo o controle social e advocacy, para isso criamos o Instituto Atuar para melhor a atuação das organizações sociais do DF e entorno.

MISSÃO

Promover a formação e desenvolvimento das organizações sociais e pessoas que tenham interesse nos temas relacionados ao terceiro setor, fortalecendo as OSCs e melhorando o ambiente de atuação com práticas de advocacy, contribuindo para o acesso a recursos, formação de redes e trabalhos colaborativos.

Saiba Mais

VISÃO

Ser uma referência no desenvolvimento do terceiro setor, contribuindo para uma sociedade melhor e de maior participação da sociedade civil.

Saiba Mais

VALORES

Lealdade, Compromisso com o social, Pontualidade e responsabilidade com os compromissos assumidos, Honra e Transparência.

Saiba Mais
Sérgio e Lúcia

O Instituto Atuar nasce do anseio de seus dirigentes, entre eles o Sérgio de Cássio que já captou e executou mais de 50 projetos e ganhou diversos prêmios por sua atuação em projetos sociais, a organização busca compartilhar a experiência de mais de 20 anos de atuação na área social, sabendo da grande demanda de pessoas e organizações que precisam de formação para captarem recurso, fazerem a gestão de suas organizações e prestarem conta dos recursos captados.

Instituto Atuar

Em 2019 o Instituto Atuar começou uma trajetória de cursos gratuitos alcançando mais de 300 pessoas e organizações sociais em 8 cidades do Distrito Federal, para o fortalecimento na atuação do terceiro setor com ferramentas e conceitos que ajudaram em seus projetos ou ideias de ações a serem desenvolvidas.

Nesse momento o Instituto Atuar em uma parceria com a plataforma MROSC DF, Fundo Casa e diversos parceiros que possibilitou boa parte das ações realizadas em 2020, como os 10 encontros temáticos virtuais, encontros nas cidades, planejamento e execução de atividades com outras organizações e a formação de 4 comissões de: Comunicação, Formação, Mobilização e Advocacy, comissões que serão realizados encontros em 2021.

Integrantes do Instituto Atuar como o Sérgio de Cássio, desenvolve ações sociais desde 1998 para o desenvolvimento de uma vida saudável e uma cultura de paz. A organização que o Sérgio faz parte se chama grupo Atitude, ela surgiu pela falta de políticas públicas e apoio governamental para os jovens da cidade de Ceilândia/DF. O intuito era criar ações para melhorar a vida dos jovens da periferia, que transformassem ideias, atitudes e comportamentos e os levassem a mobilizar-se de forma pró-ativa e pacífica a reivindicação de políticas públicas.

Instituto Atuar

Nesta época, o Grupo efetivou as primeiras parcerias. Esta nova dinâmica foi decisiva para a solidificação da organização, pois fomentou participações do Grupo Atitude em eventos e projetos, regionais e nacionais, trazendo uma grande experiência e capacidade de realização para esse grupo de jovens que iniciou suas ações ainda na adolescência e que se tornou um dos projetos sociais mais importantes do Distrito Federal. Ao longo desse tempo a instituição captou mais de 50 projetos, tendo ganhado 15 prêmios de direitos humanos e de cultura, fez dezenas de cursos na área social, participou de eventos dentro e fora do Brasil.

Os projetos sociais realizados não tem vínculo partidário, estudantil nem religioso e se fundamental nos princípios da cidadania, na luta pela garantia dos direitos civis constituídos, acreditando estar, desta forma, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária com projetos realizados nas áreas de saúde, educação e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de exclusão social, em conflito com a lei, pessoas em situação de rua e estudantes da rede pública de ensino do DF.

O Sérgio trabalhou junto ao grupo Atitude nestes anos para encontrar respostas coletivas aos desafios encontrados pelos jovens, criando espaços de debates, encontros sempre envolvendo adolescentes, jovens, operadores culturais, professores e pais. A estratégia das atividades sempre foi trabalhar o protagonismo social dos jovens da periferia, a defesa dos direitos básicos e no mesmo tempo para propor ações e projetos de inclusão social, produtiva e cultural.

Prêmios Ganhos

  • Sonhadores do Milênio em New York

  • Prêmio Nacional Jovens Voluntarios pelo Instituto C&A

  • Indicado como o Melhor Trabalho de Cunho Social pelo Correio Braziliense

  • Menção Honrosa pela USAID 2002

  • Prêmio de Direitos Humanos da AGERE 2005

  • Prêmio de Direitos Humanos

  • Prêmio Nossos Valores

  • Prêmio Mídia Livre

  • Prêmio Ludicidade

  • Prêmio Ponto de Leitura

  • Prêmio Asas

  • Prêmio Cultura Viva

  • Prêmio Cultura Brasília 60 de gestão, pesquisa e capacitação

Depoimentos

O curso foi maravilhoso, assuntos totalmente relevantes e de fácil entendimento. Foi algo inovador e muitíssimo humano, o que me surpreendeu grandemente. Hoje me identifico uma profissional mais capacitada, para elaborar projetos sociais.

Elísia do Prado SIlva, Pedagoga, Assessora da subsecretaria de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria de Estado da Mulher DF
Momento ímpar foi realizar o curso de projetos com o Sérgio e Lúcia do Instituto Atuar. Uma forma simples e única de passar o conhecimento.
Grande aprendizado! Após o curso, a formação de um grupo para debates, novos aprendizados, parcerias e ações. Desejo muito sucesso ao Instituto Atuar!
Rosangela Azevedo, Assistente Social

Conheci o Sergião e a Lúcia já como referências positivas na Ceilândia desde o Grupo Atitude. Quando tive a oportunidade de participar do curso de elaboração de projetos entendi porque a tantos anos eles estão envolvidos com projetos sociais e culturais.

Stevão Randolfo Costa e SIlva, Agente Cultural e Antidrogas