Como resultado do movimento 3º setor em primeiro lugar projeto da plataforma MROSC, foram produzidos uma série de vídeos com conteúdo voltados para o terceiro setor com temas que vão de voluntariado, incentivos fiscais e futuro das OSCs, todos em parceria com a fundação Esquel, presente na elaboração, formação e concepção dos vídeos, esse material é importante para organizações sociais e pessoas que tem interesse na área social ou que atuam em projetos voltados para o desenvolvimento das comunidades que vivem ou atuam.

Nos colocamos a disposição para que a partir dos vídeos iniciemos um diálogo e que os atores sociais envolvidos discutam novos modelos de atuação, engajamento e soluções para um mundo melhor, participe, discuta e faça parte desse movimento de organizações sociais e pessoas que buscam um ambiente melhor para a atuação no terceiro setor e que acreditam que podemos alcança-lo juntos.

História e Surgimento das OSC’s

No Brasil quase 77% das entidades foram criadas após 1991 (pós Constituição de 1988). No centro-oeste quase 90% são deste período, e no DF, 86%. QUEM E QUANTOS SOMOS: “Somos associações, organizações religiosas, institutos, fundações trabalhando para atender demandas sociais e reivindicações de nossas comunidades”. Você sabia que no Brasil temos 820.000 entidades regi s tradas? No DF temos 14.000! Quase 75% delas trabalham em temas e problemas sociais.

Quem e Quantos Somos?

“Somos associações, organizações religiosas, institutos, fundações trabalhando para atender demandas sociais e reivindicações de nossas comunidades”. Você sabia que no Brasil temos 820.000 entidades registradas? No DF temos 14.000! Quase 75% delas trabalham em temas e problemas sociais.

Origem das Receitas

Você sabia que os dados oficiais mostram que as OSC tem 80% de suas receitas originadas das pessoas e do próprio setor privado? Os governos (Federal e Distrital) em 2018 transferiram 1,4 bilhões para as entidades do DF mas 65% foram para hospitais públicos (OS) e para o s i s tema es colar. Governos contribuem com menos de 20% das receitas totais das entidades no Brasil e no DF

Empregabilidade

Nossas entidades são grandes empregadoras, com mais de 52 mil trabalhadores. Para comparar, só quatro outros setores econômicos do DF empregam mais que nossas entidades ( comércio, alojamento, governo, serviços administrativos ); o GDF emprega 130.000 servidores públicos . Parem e pensem: teoricamente 182.000 pessoas dedicadas a servir nossas comunidades. Nosso setor é responsável por quase um terço desta atenção!

Voluntariado

A PNAD (2018) identificou que 7,2 milhões de brasileiros realizam trabalhos voluntários. No DF es te número é de 138.000 pessoas. No Brasil eles trabalham, em média, 6,5hs / semana, mas em Brasília, a média é de 7,2Hs, o que equivale ao trabalho de 29.200 empregados a tempo completo. Somados com os empregados de carteira assinada totalizaremos 81.000 empregos, e o nosso segmento se torna o 3º maior empregador do DF e responsável por quase 40% do atendimento às comunidades.

Eficiência das OSC’s

Estudos da CODEPLAN e do BNDES mostram que a capacidade de execução das OSC é superior à média do indicador global da economia local e nossos indicadores são melhores que os de 76% dos demais setores econômicos. No país como um todo, enquanto as entidades gastam 57 centavos para colocar 1 real (em serviços) nas mãos de uma família, os governos gastam R$1,57.

Plataforma MROSC

Os integrantes da plataforma MRSOC reivindicam uma política pública de fomento à participação cidadã por meio de organizações sociais autônomas. Comprometem- se, por sua vez, a zelar pelo sentido público de sua atuação, além de adotar práticas de boa gestão e transparência. Hoje a Plataforma MROSC conta com mais de 300 organizações signatárias, cuja rede indireta alcança mais de 50 mil organizações.

Futuro das OSC’s

“Apesar da importância do nosso setor, nós que lidamos com entidades conhecemos as dificuldades crescentes pelas quais estamos passando. Com a pandemia pioro ainda. Está cada vez mais difícil realizar nossos valores, nossas missões, nossas causas. A Plataforma MROSC DF deseja mudar esta situação e es tá convocando todos e cada um para, juntos, enfrentarmos estes desafios. O futuro das OSC esta em nossas mão. Terceiro setor em Primeiro Lugar.

Incentivos Fiscais

Precisamos de um regime tributário apropriado e favorecido às OSCs, incluindo a criação e aprimoramento de incentivos fiscais para doações de pessoas físicas e jurídicas.