Foto: Unsplash

Por: Mariana Lima

Em meio à pandemia, o brasileiro se mostrou disposto a doar e colaborar com organizações e projetos sociais, fundamentais para auxiliar populações vulneráveis em meio à crise sanitária e econômica.

Com o agravamento da pandemia em 2021, o Terceiro Setor continua a precisar de doações. E é possível apoiar iniciativas sociais por meio da declaração do imposto de renda.

O Imposto de Renda Solidário permite que pessoas físicas doem até 3% do IR devido para projetos ou instituições sociais. De acordo com a Receita Federal, o potencial de doação dos brasileiros chega a R$ 4 bilhões.

O valor poderia auxiliar o Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que beneficia diversas entidades que atuam em prol da infância e da juventude, como o ‘Educação – O Futuro é para todos’, promovido pelo Marista Escola Sociais, que beneficia crianças e adolescentes com educação gratuita em cinco escolas sociais em áreas de vulnerabilidade social em São Paulo.

As doações podem promover a expansão de bibliotecas comunitárias e laboratórios, aquisição de livros, capacitação de educadores e realização de oficinas de tecnologia.

Para conseguir fazer a doação, o contribuinte precisa realizar a declaração no modelo completo. Assim, quando finalizar, poderá clicar no item ‘Doações Diretamente na Declaração’.

Nesta área, aparecerão os diversos setores de atuação dos projetos e organizações. Após selecionar, será necessário clicar em “novo” para que o contribuinte indique o tipo de fundo (nacional, estadual ou municipal). Quando estiver selecionado, o CNPJ dos projetos irá aparecer, bastando selecionar o desejado.

Vale pontuar que a doação não interfere nas outras deduções da declaração e não gera custos adicionais para o contribuinte.

https://observatorio3setor.org.br/noticias/doacoes-pelo-imposto-de-renda-podem-ajudar-organizacoes-3-setor/